O Clube


A HISTÓRIA DO CAMPOS DO JORDÃO TÊNIS CLUBE

 

“A História é vital para a formação da cidadania porque nos mostra que para compreender o que está acontecendo no presente é preciso entender quais foram os caminhos percorridos pela sociedade” - Boris Fausto (historiador brasileiro). 

 

Por volta de 1928, Eduardo Levy, ajudado pelo engenheiro e tenista Aristides de Souza Mello, arrecadaram contribuições de veranistas e conseguiram construir uma quadra de tênis no local onde, mais tarde, se ergueria o Campos do Jordão Tênis Clube.

 

 

Em 1° de janeiro de 1933, em Vila Capivari, reuniram-se diversas pessoas na residência do engenheiro Aristides de Souza Mello, denominada Vila Maria, a fim de constituírem uma sociedade esportiva, de caráter civil.

 

 

Ao longo dos seus mais de 80 anos, o Campos do Jordão Tênis Clube—que já organizou leilões de arte, competições de Miss, e uma apresentação do maestro João Carlos Martins.

 

O Clube criou raízes no esporte que leva no nome, contando com a presença dentro das quadras de nomes como do escritor brasileiro, Mário de Andrade, do campeão Pan-Americano em 2003, Fernando Meligeni, do argentino vice-campeão olímpico de tênis, em 2016, Juan Martín del Potro, de um dos melhores duplistas da atualidade, Marcelo Melo, do croata, Marin Čilić, do cipriota ex-top 10, Marcos Baghdatís, e da atual melhor tenista brasileira no ranking internacional, Beatriz Haddad Maia.

 

 

Localizado a mais de 1.800 metros acima das preocupações, o Tênis Clube é um dos mais tradicionais locais poliesportivos e sociais, na região do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo.

 

 

O Tênis Clube evoluiu e a cada ano se especializa no conceito poliesportivo, social e de ambiente familiar.

 

 

Outra característica que marca o Campos do Jordão Tênis Clube é o seu apoio a projetos sociais. Desde 2009, a Escola de Tênis Social Trousseau—um projeto da ex-atleta de tênis Patrícia Medrado—atende a 70 jovens da rede pública de ensino, entre 7 e 17 anos, de forma gratuita, além de promover a iniciação esportiva, realiza regularmente atividades socioeducativas que visam a formação dos participantes como cidadãos, ensinando valores por meio do esporte e lazer.